Câmara dos Vereadores de Reserva/PR abordarão o tema Setembro amarelo para lembrar que a vida é colorida.

0
74


Setembro Amarelo

Desde 2015, setembro é o momento do ano em que mais se fala sobre suicídio, depressão e transtornos associados. Segundo pesquisa divulgada ontem (28) pela Associação Brasileira de Familiares Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), 66% das pessoas conhecem alguém com depressão severa, e 41% afirmam terem conhecido alguém que cometeu suicídio.

A Organização Mundial da Saúde aponta que o suicídio é a segunda causa de morte que mais atinge os jovens de 15 a 29 anos no mundo. Além disso, só no Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. “Pesquisas mostram que 9 a cada 10 pessoas que cometem suicídio tinham algum transtorno psiquiátrico”, afirma Celso. Segundo ele, o suicídio é uma realidade que não deve ser negada, e sim tratada como um problema de saúde pública.

A Câmara de Vereadores de Reserva fez um evento para servidores sobre a companha.

Organização Mulheres servidoras da Câmara Municipal de Reserva, apoio Controle Interno da gestão 2019/2020 através da Enedina. Realizaram no dia 16 de setembro de 2019 um evento para os Vereadores, Servidores e Servidoras. A Sra. Enedina responsável pelo departamento fez a abertura dos trabalhos. Os convidados que marcaram presença; Secretaria de Educação, Secretaria da Assistência Social, representante da Saúde, Presidente da Acere (Associação Comercial de Reserva) Vaneide Alcantara, e novo Gerente do Banco do Brasil.


Presidente da Câmara Sr. José Odílio

O Vereador Jose Odílio Parabenizou pela iniciativa do departamento e a participação de todos os Vereadores e Servidores presente, destacou a importância de estarmos todos de vigia, quanto um problema mundial, que está na nossa frente com nossos irmãos, e muitas vezes não temos essa visão para podermos ajudar.

 

Gerente do banco do Brasil

Sr. Luiz Fonseca veio recentemente da cidade de Itabuna – Bahia, e agora morando na cidade de Reserva, assumindo a gerencia da agencia do Banco do Brasil. Fez sua participação  agradeceu pelo convite, parabenizou a iniciativa do departamento pela campanha do momento. Falou um pouco da reabertura da agencia e dos trabalhos com numerários estava a vários anos sem operações. Irão trabalhar forte com Empresários e Produtores Rurais e população em geral. Com novas propostas de incentivo, destaca Sr. Luiz que agora somos uma agência o que acelera o fluxo e a rapidez nas decisões.

Secretaria Assistência Social Gilmara T. D. Sotta

A Secretária parabenizou a iniciativa, e adverte que os problemas na área de pessoas com  doenças depressivas e uma realidade, e temos que fazer esse tipo de encontro nas comunidades, nos locais de trabalho das repartições de todos as empresas privadas e públicos, discutir localizar as pessoas e oferecer ajuda.  A Secretaria de Assistencial Social de Reserva/PR está com varias casos sendo tratados.


Secretaria de Educação Sonia Maria Vieira Rocha Szeremeta

A Secretária parabenizou pela iniciativa, utilizou o momento para também relatar as dificuldades que estão tendo em com os alunos da rede Municipal, os Professores notam mudanças de comportamento de vários alunos e alunas, as escolas de hoje precisa de profissionais da área de Psicologia para auxiliá-los de forma Profissionalmente, os professores não estão preparados para tal problema que está se tornando crônico na sociedade.

Vereadora Professora Regiane

A Vereadora Parabenizou a iniciativa do mês em que se trata de um problema sério que afeta nossa sociedade como um todo. Relatou que “Tenho experiência na  minha própria Família. O suicídio. Muitos acham ainda que a depressão não é uma doença, e que ainda considera-se como uma “frescura” . Mas eu posso relatar que não, por experiência própria. Em minha família perdemos uma pessoa tão querida. Muito difícil aceitar até hoje . Não entendemos o que o levou a cometer o suicídio. Como falamos sempre ele tinha tudo. Porque? Mas vejo hoje o como é importante o apoio de amigos e da família na recuperação da pessoa depressiva. Ainda há muitos tabus em relação a está doença. Temos alunos e professores que hoje sofrem e muito. Melhor remédio hoje apoio familiar espiritual e com certeza o acompanhamento do profissional”. Encerra a Vereadora


Pastora Melina fez a parte ecumênica.

A Pastora da Igreja Renovo fez uma apresentação muito bonita, na sua palestra ou pregação veio trazer uma mensagem semelhante ao texto abordado da campanha do mês amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. A pregação foi na permanecia da vida, utilizou textos das Escrituras Sagradas e pintou uma realidade na mente de todos, que somos emissários de Deus e nossa tarefa é de ajudar as pessoas que estiverem sofrendo desse mal, que é a depressão. Encerrou com uma linda oração.

 


Vereador Carlos JJG também se presente, mas não utilizou a palavra. Veja as fotos abaixo do Vereador e convidados.

LUAN LÊ UM AGRADECIMENTO A EQUIPE QUE REALIZOU O EVENTO SETEMBRO AMARELO.

Foi lido na Sessão Ordinária do dia 17 de setembro de 20919.

(VEJA O VÍDEO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui