Desfile de 7 Setembro: elegância, patriotismo e sonhos realizados na cidade de Reserva/PR

0
147

Crianças, jovens e adultos realizando sonho de desfilar no dia 7 de Setembro

Um lindo desfile organizado pela Prefeitura Municipal de Reserva/PR, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, mais de 2.000 pessoas assistiram o evento cívico na cidade. As instituições de ensino abordaram os projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Mais um ano as escolas também abordaram temas como prevenção da dengue.

A mestre de cerimonia convidou autoridades para subirem ao palco 

Já com as autoridades em seus lugares, foi tocado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Cidade de Reserva. Estava presente a Professora Nanci, filha da Professora Maria de Lourdes Viana Miranda, autora do Hino de Reserva.


 

Representantes dos Evangélicos e Católicos Presente no desfile

A pastora Bernadete Eidam Szeremeta e o Padre Fabio Sejanoski, fizeram as orações ecumênicas. A Pastora Bernadete proferiu lindas palavras, fez com todos a Oração do Pai Nosso e o Padre Fabio proferiu palavras direcionada as famílias e da bela união de todos em prol do evento, endossou a oração e as palavras da pastora, dos sonhos de quando eramos crianças, de desfilar na avenida, que era aguardado com muita alegria.

A Secretaria da Educação Professora Sonia Maria Vieira Rocha Szeremeta fez seu discurso

A Secretária destacou a parceria com a equipe da secretaria de educação,  agradeceu o emprenho de todos, salientou, as coisas ficam fáceis quando todos se dedicam com igualdade.

Presidente da Câmara Vereador Sr.José Odílio fez seu discurso representando todos o Vereadores

Ele parabenizou a Secretaria de Educação pelo belo trabalhos da realização do desfile. Destacou em seu discurso o emprenho de todos da Câmara do Vereadores, envolvendo Servidores e Vereadores, em fazer uma gestão enxuta para dialogar com os Vereadores e devolver aos cofres públicos, o valor para que o Executivo construa o novo prédio para Secretaria de Educação, juntamente com um palco.

O Prefeito Neto discursou

Em seu discurso parabenizou a Secretaria Sonia e todos os envolvidos nos trabalhos, e  disse que estava um pouco preocupado quanto a realização dos desfile, pois envolve muita gente, tempo, gastos, e a receita não está muito boa, mas as crianças ficam aguardando o ano todo para esse momento, então decidiram fazer o desfile.

Inicio do desfile

O inicio foi feito pela secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Atualmente com 12 Escolas Municipais e 05 Centro Municipais de Educação Infantil atendendo 3.040 alunos.


Centro de cultura

O centro de cultura foi criado em 2006, hoje conta com 7 profissionais para ministrar atividades de Ballet Clássico e Ballet Intermediário, Bordados, Crochés e Trico. Hoje atende 150 alunos matriculados de manhã e tarde.

A Banda Municipal foi criada pela prefeitura Municipal e iniciou suas atividades em 11 de maio de 2007

Atualmente regida pelo Maestro Lucas Bellon

O referido maestro também leciona Violão, teclado, técnica vocal e teoria musical no centro de cultura. A banda conta atualmente com 20 integrantes.

 


Escola Mãos de Luz

A escola foi fundada em 13 de fevereiro de 1997, tem como mantedora APAE de Reserva, fundada em 1996. Atende na área de Educação infantil e fundamental na modalidade educação especial. Conta com 125 alunos matriculados de 0 a 63 anos.

(veja as fotos e vídeos)

Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu

Direção da Senhora Rosane de Fátima de Oliveira Souza

O centro está localizado na Rua Sadi de Brito, 621, Bairro Vila Martins. Atualmente conta com 22 funcionarias e atende 165 alunos, entre 6 meses a 5 anos de idade.


Centro de Educação Especial Pingo de Gente

Direção Professora Suzane Jarenchuk Ribeiro

O centro esta localizado da Rua Valdomiro Taborda Rocha, s/n, Bairro São Jose. Atualmente atende 170 alunos ofertando os níveis I, II, III, IV, E  V. Coordenação da Professora Sirlei Verenka Ciniava.


CEMEI – Professora Maria de Lurdes Viana

Direçao da Senhora Adriane Piotrowski

Foi fundado no ano 2001, Localizado N Rua Leôncio Miro Rocha, s/n, Bairro de Lurdes. Atualmente com 10 sala de aula, e 16 turmas níveis I, II, III e IV, no período integral, atende 269 alunos e possui 44 funcionários. Vieram com o tema Meio Ambiente e Dengue. Frases:

Contra a Dengue o melhor remédio é sua atitude.

É tempo de dar as mão e salvar a vida do nosso planeta.


Centro de Educação Vicentina Santa Helena

Diretora Irmã Maria de Fátima de Oliveira

A escola foi fundada no de 1961, com as mudanças em 2001 para implantação da municipalização para o ensino fundamental, recebeu o nome de Escola Municipal Luíza Almeida Ferreira. Durante o período de fundação ate hoje a escola é dirigida pelas Irmãs Companhia das Filhas da caridade de São Vicente de Paula. A escola atende 420 alunos e recebe alunos da zona rural que utilizam o trasporte escolar.


Escola Rural Benjamim Branco – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Dirigida pelo professor Domingos Santino Neves Sobrinho

A escola está localizada na localidade de Pinhal Peto a 38 Km da cidade. Oferece educação infantil nível (IV, V) e ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Possui 4 funcionários e 6 professores, atualmente com 66 alunos.


Escola Municipal Coronel Rogério Borba

Diretor Gilberto de Camargo Taborda

A escola foi fundada em 1936. Oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental hoje a escola possui 480 alunos. A escola possui 11 funcionários e 28 professores, na coordenação a Professora Seni Carlos de Oliveira.


Escola Municipal Angelina Bittencourt dos Santos

Dirigida pela professora Zeleia L. Kochoreska

A escola foi fundada no dia 28 de março de 2008 pelo atual prefeito. As coordenadoras pedagógicas: Professora Edina Selhorst e a Gesilda do prado. A escola atende na Educação Infantil e Fundamental.


Escola Municipal Frei Thomaz

Diretora Senhora Romilda Carneiro Machado

A escola esta localizada na Rua D. Pedro II, N. 1052, no Bairro Nossa Senhora De Lourdes. Possui uma equipe de 33 funcionários e atende 400 alunos, no período matutino e vespertino, são 17 turmas desde a pré-escola ao quinto ano.

CEMAG – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes

Diretor Ricardo Viana Cruz e Paulo Cezar Campos

A Escola foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1960. O nome da Escola é em homenagem ao primeiro Prefeito da Cidade. A Escola oferece Ensino Médio, Curso Normal e Profissionalizantes. Conta com um quadro de 60 Professores e 20 funcionários. Atende aproximadamente 930 alunos, em 26 turmas, em 3 período.

 


Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski

Direção Marili Becher Martins

A escola esta localizada na Av. Coronel Rogério Borba, nº 945.  Atendendo 1º a 4º proveniente da area rural. O projeto foi elaborado e executado pela Professora Inah Luiz Vargas Batista Santos, que foi a primeira diretora ate 1995. Teve inicio suas atividades no 15 de fevereiro de 1993, com 5 turmas da 5º serie período diurno sendo as demais gradativamente. O nome foi dado em março 1992 por meio a uma consulta à comunidade escolar.


O Colégio Estadual do Campo Teófila Nassar Jangada

Direção Suzane Aparecida Mendes e Suzelaine Alves Porsse

O colégio está localizado no Distrito de José Lacerda Reserva/PR. O nome se originou em homenagem a Dona Santinha. A Escola iniciou em 2001, oferecendo ensino Fundamental e Médio hoje com 520 alunos oriundo do campo em 15 turmas no ensino regular, 4 turmas de sala de Recurso Multifuncionais – Tipo II, 2 turma de Treinamentos Esportivos. Mantedora a Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Vários projetos executado, o mais recente o Projeto Papa Pilhas. Na área esportiva, com conquista de mais de 400 medalhas em varias modalidades esportivas, participando de campeonatos no Paraná, brasil e até no exterior. Vários alunos são bolsista de programas Estaduais e Federais aumentando não só a renda familiar mas também sua autoestima.


Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Direção Professora Lorivana Hornung

A Universidade Aberta do Brasil, veio contribuir para o desenvolvimento da educação, cultura, da pesquisa cientifica e cidadania do município. Inicio de suas atividades em 2001. Disponibiliza mais de 300 cursos de capacitação profissional do campo, promoção social, capacitação de Professores.  Parcerias UEPG, UNICENTRO, Instituto Federal do Paraná, SENAR, Sindicato Patronal de Reserva e FAEP.

 


Secretaria de Assistência Social

A Secretaria responsável é a Senhora Gilmara Tertuliano Doff Sota

A Secretaria é responsável em promover a politica de assistência social, como um direito do cidadão e um dever do Estado, conforme previsto na Constituição Federal. A porta aberta da assistência social é o CRAS, Grupo de Idosos da Terceira Idade, CREAS que trata do assunto de media e alta complexabilidade e Concelho Tutelar Proteção de Crianças e Adolescentes.


Bombeiros


Secretaria da Saúde de Reserva

Secretario Claudio

A secretaria dispõe de 35 veículos que atuam no atendimento a população,sendo trasportado por dia 150 pacientes num total aproximadamente 39 mil pessoas por ano, praticamente uma vez e meia a população de Reserva.

(veja o vídeo)

Secretaria de educação, Cultura Esporte e Lazer

A secretaria é dirigida pela Secretaria Sonia Maria Vieira Rocha Szeremeta

A secretaria conta com 31 veículos, sendo automóveis, mini vans, micro ônibus e ônibus.

(veja o vídeo)


 

Secretaria de Obras

Dirigida pelo Secretario Sr. Carlos Hornung

A Secretaria apresentou no desfile 20 veículos, distribuídos em automóveis, camionete, caminhões e maquinas. Sendo 50% da frota, foi o registro anunciado pela mestre de cerimonia.

Ciclismo, Motocross, Triciclos, Carros Antigos e Cavaleiros Fizeram parte do desfile.

O ciclismo

Os ciclistas também fizeram parte do desfile, um pequeno grupo veio representar as centenas de pessoas que praticam o esporte, é uma atividade que apresenta a menor sobrecarga nas articulações, está ganhando cada vez mais adeptos.

Os Trilheiros

Praticantes de off road de nossa cidade, nos representam em vários eventos nos Campos Gerais.

Moto Clube Búfalo Branco

Fundado 20 de dezembro de 2014. Um clube constituído por uma diretoria, seu lema Irmandade, Igualdade e Humanidade.

 Os Carros Antigos também fizeram pare do desfile

Homenageando o meio de trasporte mais usado no mundo. O primeiro carro foi criado 1885 por um alemão Cal Bens.

Os Cavaleiros encerraram o desfile com chave de ouro

Muitos Reservense praticam a pratica esportiva usando o cavalo como parte do esporte, tiro de laço, montaria etc… e também usam como traçaõ e meio de trasporte para trabalho do campo.

(veja o vídeo)

O prefeito Neto concedeu uma entrevista ao Reporte João Lopes do Ta na Hora Sul.

(veja o Vídeo)


A Secretaria Sonia concedeu uma entrevista ao Reporte João Lopes do Ta na Hora Sul.

(veja o vídeo)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui