Coletar, transportar, tratar e devolver ao Rio o efluente, é o compromisso da Sanepar em Reserva

0
489

Coletar, trasportar, tratar e devolver para a natureza é uma das tarefas assumidas no contrato de concessão assinado pelo Sr. Frederico Bitencourt Hornung. Contrato assinado no ano de 2005 com duração de 30 anos, com a Companhia Sanepar Fundada em 1960.

 

Acompanhamos o trabalho com autorização da  GRTB Eliezer Cunha Ribas (gerente Regional de Telêmaco Borba)  na qual a cidade de Reserva-PR está vinculada. Para mostrar  como está sendo feito o trabalho de um dos itens do contrato, o funcionário da Sanepar Sr. Edinaldo responsável pela área, com conhecimento do projeto, nos mostrou passo a passo os trabalhos e investimentos de um projeto piloto, que está sendo implantado aqui na cidade e será implantado no Paraná. Acompanhe os  9 vídeos que mostram do começo ao final da ação da companhia para tratar o esgoto. É um trabalho simples e transparente do portal Tá na Hora Sul.

 

1ª) Primeira elevatória visitada

Essa unidade chamada recalque,  recebe em torno de 800 ligações de vários bairros, entre ele da sua localização bairro São Francisco. Edinaldo mostra no vídeo como funciona o processo e como é bombeado.

2ª) Segunda elevatória proximidade do bairro Sub 50

Essa unidade construída recentemente  ainda está  em fase de finalização,  recebe o esgoto de aproximadamente 100 casas, e está localizada no bairro jardim Paraná, conhecido como Sub 50.

3ª) Terceira elevatória sendo construída

Essa obra que está sendo realizada no Bairro Cruzeiro, com mais de R$ 1.000.000,00 (um milhão) de investimento, virá  receber o esgoto da Vila Rodeio, Loteamento Santo Antônio, São José, Cruzeiro e parte do Centro, atendendo mais ou menos 850 residências. Assim, vai solucionar uma reivindicação  dos vereadores que fizeram à alguns meses atrás à companhia. Edinaldo relatou:  “Hoje possuem um total de 7 Elevatórias com características diferente em funcionalidade, cada uma num setor da cidade”. Visitamos  duas, e uma que está em construção.

4ª) Chegada do esgoto no ETE

Neste próximo vídeo, veremos o esgoto coletado nas bombas elevatórias até um ponto mais alto, após isso, vai até a estação por gravidade para ser tratado. Local chamado por ETe (estação de tratamento de esgoto) localizado mais ou menos 100 metros do final da rua Marcílio Dias, próximo ao sindicato Patronal de Reserva.

 

5ª) Passagem pelos RALF

Os RALF  (reator anaeróbio de lodo fluidizado ) é o local onde entra a ação das bactérias.

6ª) Segundo tratamento de esgoto

Nesse vídeo, Edinaldo mostra um filtro com vários tamanhos de pedra, um local com 8 metros de profundidade.

7ª) Processo final de tratamento

Aqui chega o fim do processo de tratamento do esgoto, onde a água é devolvida para o rio, e o destino do lodo.

8ª) No laboratório é monitorado como chega o esgoto, e como sai:

Nesse processo, acompanhado pelos profissionais treinados para fazer o monitoramento do tratamento no laboratório.

9ª) Etapa final: como é devolvido no rio Maromba

No Rio Maromba é onde a água tratada é devolvida, e está localizado na saída para Telêmaco Borba, próximo ao antigo Clube de Campo.

O portal Tá na Hora Sul, agradece ao Sr. Edinaldo e os diretores pelas informações do trabalho da Sanepar em: Coletar , trasportar, tratar e devolver o esgoto tratado ao rio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui